UNG | Ser Educacional
16 Abril
ENCONTRO
Professora da UnG participa do I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Africanos
Autor: Alexandre Romao

Nessa última quinta-feira (12), a Profa. Dra. Angela Fileno, docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Turismo, participou de um evento internacional promovido pela Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABE-ÁFRICA), o I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Africanos.

A proposta do encontro, realizado na cidade do Rio de Janeiro, foi reunir pesquisadores de diferentes campos do conhecimento para discutir o continente africano a partir de suas múltiplas possibilidades e temporalidades. Como participante da mesa intitulada “Um rio chamado Atlântico”, Angela Fileno apresentou a comunicação “Os brasileiros e o espaço urbano de Lagos, no final do século XIX”. Sua proposta foi refletir acerca de como a ocupação territorial de Lagos (Nigéria) passou por significativas transformações no momento em que as ações colonialistas britânicas se intensificam sobre a cidade.

A pesquisadora, docente da Universidade de Guarulhos desde 2003, considera esse processo como um dos indícios que assinalam a “brutalidade de um sistema de exploração executado pelos britânicos, cujo propósito seria expropriar os territórios ocupados por populações tradicionais. Os brasileiros retornados, população sobre a qual dedico meus estudos há mais de dez anos, seriam um dos grupos que foram obrigados a deixar suas terras em função de uma legislação territorial restritiva”.

 

Comentários