UNG | Ser Educacional
21 Julho
Guarulhos
Produções do curso de Jornalismo estão disponíveis na Biblioteca da UNG
Autor: Alex Carolino

O curso de Jornalismo da Universidade Guarulhos (UNG) tem a tradição de unir teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados podem ser conferidos nos projetos experimentais desenvolvidos por alunos e professores. Entre eles, destacam-se o jornal Contraponto e a revista Cultcom. Agora, o acervo com todas as edições impressas das publicações está disponível para consulta na Biblioteca da UNG, no prédio D do campus Centro.

O jornal laboratório Contraponto foi criado em 2009 e tem como objetivo fazer circular reportagens com análises do contidiano da cidade, do estado e do país. Em 2019, a publicação foi retomada dentro das disciplinas de redação, produção e edição de texto jornalístico, e já conta com 15 edições.

Já a revista laboratório Cultcom é publicada desde 2017. Um projeto diferenciado por abordar a cobertura cultural em Guarulhos e em São Paulo, e que coleciona reportagens com grandes nomes da cultura e do entretenimento, como Lázaro Ramos, Fábio Porchat, Fernanda Gentil, Myra Ruiz, Eduardo Kobra, Fernando Anitelli, entre outros. A produção de alunos e professores é finalista na Expocom 2021, com edições que refletem o impacto da pandemia nas artes e no entretenimento.

Embora sejam produções lideradas pelo curso de Jornalismo, sob orientação dos professores Alex Francisco e Lislei Carrilo, o Contraponto e a Cultcom proporcionam ações interdisciplinares com as turmas de Fotografia, Publicidade e Propaganda, e tem projetos para integrar o curso de Design, que chegou à Escola de Comunicação Social (Ecos) em maio deste ano.

Comentários