UNG | Ser Educacional
28 Dezembro
Atividade pedagógica
Estudantes de Educação Física realizam atividades de circo e capoeira para alunos do ensino fundamental
Autor: Priscilla Barros
Estudantes e professores do 4º semestre do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Guarulhos (UNG) realizaram uma ação para alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram realizadas atividades referentes ao circo e à capoeira com o objetio de levantar as discussões sobre as formas de ensino-aprendizagem das atividades nas aulas de Educação Física escolar, mantendo o foco na Cultura Corporal do Movimento. Estiveram envolvidas as professoras Dr. Carla Ulasowicz e Especialista Jéssica Camila Ramos Rodrigues.
 
Confira mais dados a seguir e faça o download do relatório da atividade clicando no campo "Anexo" abaixo:
 
Professores envolvidos:  
 
Profª Dra Carla Ulasowicz
Profª Especialista Jéssica Camila Ramos Rodrigues   
 
Público alvo:  alunos do 4º semestre de Licenciatura Educação Física
 
Descrição do evento
 
No dia 04/11/2016, das 19h20min às 20h50min – Intervenções do elemento cultural Circo nas aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I: vivência das atividades dos malabares, discussão sobre as formas de ensino-aprendizagem desta atividade nas aulas da Educação Física escolar visando a Cultura Corporal do Movimento. 
 
Das 21h10min às 22h40min – Intervenções do elemento cultural Capoeira nas aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I: vivência das atividades relacionadas aos conceitos históricos, sociais, políticos e antropológicos da Capoeira,  discussão sobre as formas de ensino-aprendizagem desta atividade nas aulas da Educação Física escolar visando a Cultura Corporal do Movimento.
 
A atividade teve como objetivos:
 
Possibilitar ao aluno :
 
- reflexão crítica sobre as possibilidades de intervenções da Educação Física (EF) na escola
 
- experimentar outras vivências para o ensino e aprendizagem da EF escolar, englobando elementos pertencentes às manifestações  corporais humanas geradas na dinâmica cultural.
 
- refletir sobre as possibilidades da Capoeira e do Circo serem inseridos no currículo da EF escolar, visando a perspectiva do não preconceito e da pluralidade cultural
 
- discutir o papel da escola aos aspectos sociológicos, políticos e antropológicos das manifestações culturais,  com o intuito de tornar o aluno crítico e reflexivo.
 
- compreensão da Cultura Corporal de Movimento como uma abordagem significativa na Educação Física escolar.

Comentários