UNG | Ser Educacional
17 Maio
DICAS
Como se sair bem nas provas do final do semestre
Autor: Vanessa Mochi

Com um prazo curto, restando apenas três semanas para o início de nossas provas AV2, um pequeno (ou grande) desespero começa a surgir no rosto de nossos alunos. Mas aqui vão algumas dicas valiosas para se dar bem nessa semana de tensão que é nossa semana de AV2:

  1. ANOTE O CONTEUDO DADO EM SALA DE AULA

A lição mais importante que podemos aprender nessa vida de universitários é que devemos tomar nota de todas as aulas que tivermos. Em algum momento, algum detalhe que, talvez, ninguém julgue importante, esse detalhe pode ser uma das questões da prova. Então: tome nota

  1. ESTUDE TODOS OS DIAS (OU O MÁXIMO QUE PUDER)

Seja no mesmo dia da aula ou um dia depois, nunca deixe de estudar um pouco, pelo menos os tópicos mais importantes da aula, todos os dias. Isso ajuda a lembrar com maior facilidade da matéria e não te obriga a estudar muito um dia antes da prova –ou no próprio dia da prova.

  1. NÃO TENHA PRESSA PARA IR EMBORA

Sabemos que a coisa mais comum de acontecer na hora das provas é a pressa de ir embora, principalmente se for numa sexta-feira à noite. Sabemos disso. Mas tenha em mente que é melhor fazer com calma e acertar o máximo possível do que ter um DP no próximo semestre.

  1. COORDENE SEU TEMPO NA HORA DA AVALIAÇÃO

Não adianta nada ter uma calma de mil monges na hora da prova e esquecer de que tem mais 19 questões à serem respondidas e acabar se prejudicando por causa disso. Avalie a prova e verifique o grau de dificuldade de cada questão, administre seu tempo para que consiga deixar uns minutos a mais para as questões mais difíceis.

  1. ESQUEÇA AS DISTRAÇÕES

No momento em que a avaliação iniciar, esqueça as distrações que sempre ocorrem nas provas: conversas paralelas, risadas e o famoso “Passa a 02”. Isso pode –e vai- prejudicar muito você, não só na concentração mas também poderá perder sua prova por besteira.

  1. DESCANSE

Para cumprir essa dica, precisa cumprir a dica n°2. Caso não estude um pouco todos os dias, será obrigado a estudar muito mais nos dias próximos à prova, isso te esgotará mais rápido e fará com que seu desempenho caia consideravelmente.

  1. NÃO. NÃO COLE NA PROVA

Dificilmente você conseguirá colar em certas provas, mais difícil ainda ter a certeza de que a resposta de outra pessoa estará correta e o seu “chute” não. Aproveite que a prova é múltipla escolha e tente avaliar a lógica das alternativas caso não tenha um bom conhecimento do que está sendo pedido na questão.

 

 

Com essas 7 dicas, seu desempenho nas provas, com certeza, será muito maior e aquele medo de uma “Dpzinha” no próximo semestre não existirá mais.

 

Comentários