UNG | Ser Educacional
17 Maio
Guarulhos
Centro de Equoterapia é inaugurado
Autor: Caroline Graf

Nesta última quarta-feira (16), foi inaugurado o centro de Equoterapia no Campus Dutra. A parceria firmada com Prefeitura de Guarulhos, por meio da Escola SUS, ofertará campos de estágios curriculares obrigatórios e extracurriculares supervisionados aos estudantes dos cursos das áreas de Saúde da UNG, como enfermagem, fisioterapia, odontologia, entre outros. Essa contrapartida proporcionará aos universitários vivenciar situações reais para a aplicação prática do conteúdo curricular.

“Todo mundo vai ganhar: nossos alunos, porque poderão colocar em prática o que aprendem na universidade, o município porque terá profissionais mais preparados no futuro e a população em si, com a possibilidade de realizar esse atendimento pelo SUS ou por um preço bem menor do que os praticados no mercado”,avaliou o vice-reitor da Universidade Univeritas/UNG, Eloi Lago.

Equoterapia

Considerado pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande) como um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, as sessões buscam o desenvolvimento psicossocial das pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Ainda segundo a Ande, a prática, implantada há mais de 15 anos no Brasil como estratégia terapêutica, é uma metodologia técnica e científica com excelentes benefícios para a saúde.

Dessa forma, proporciona aos assistidos a oportunidade de vivenciar vários acontecimentos ao mesmo tempo. Segundo definição da Ande, além de propiciar disciplina e educação, entre outros benefícios a equoterapia trabalha lateralidade, percepção, coordenação e orientação espacial e temporal. Por requerer do praticante atenção concentrada durante o tempo em que a sessão se desenvolve, também é um fator importante para o bom desempenho do aluno na escola.

“Com isso, ampliaremos as possibilidades de reabilitação no CER II, pois a Equoterapia desenvolve os sistemas proprioceptivo, vestibular e sensório motores, além dos ganhos imensuráveis afetivo-emocionais”, comemorou a gerente do Centro Especializado em Reabilitação, Christina Iglesias.

De acordo com vice-reitor da Universidade Univeritas/UNG, ao montar no cavalo o praticante percebe o mundo de um ângulo diferente, sente-se estimulado, pois observa o ambiente do alto. O movimento do cavalo modifica a percepção auditiva, melhora o equilíbrio e ajuda junto com a visão a construção e organização espaço-temporal. “Esses benefícios aumentam a vontade da criança interagir com o ambiente e essas conquistas fazem com que tenha iniciativa e independência, melhorando sua interação social, estimulada pelo ambiente da equoterapia absolutamente rico em estímulos”, explica.

Já para Everton Luiz Santos, diretor da área da saúde da Univeritas /UNG, após o programa, espera-se que os pais dos praticantes de equoterapia percebam ganhos significativos nos aspectos da função social de seus filhos. “Identificados os ganhos mediante a percepção dos usuários do programa de reabilitação, será possível fortalecer as bases necessárias para manutenção do projeto e reforçar a importância e validade da equoterapia como modelo de reabilitação”, finaliza o professor.

Comentários