UNG | Ser Educacional
09 Abril
MOSTRA
Parceria entre curso de Fotografia e Consulado de Israel de SP traz mostra fotográfica ao campus Centro
Autor: Alex Carolino
De 9 a 21 de abril, o campus Guarulhos Centro, receberá a exposição fotográfica e palestra de Agê Barros, com o tema “[COM]Tradição – Histórias visuais contemporâneas de Israel”. O evento, que acontecerá pela primeira vez em uma universidade brasileira , tem como objetivo mostrar os contrastes de um país , ao mesmo tempo, tradicional, religioso, moderno e liberal. A palestra será no dia 9, das 19h30 às 22h30, no Anfiteatro F do Campus Centro e contará com a presença ilustre do vice-cônsul geral de Israel, Orni Ringer. Já, a exposição fotográfica, estará disponível no saguão do Prédio F.
 
Durante as atividades serão apresentadas 20 imagens clicadas pelas lentes do fotógrafo brasileiro, que, por meio de seu olhar estrangeiro, mostrará os contrastes entre Jerusalém, Tel Aviv e Haifa, com o objeto de revelar um belo panorama da complexidade deste país tão rico em cultura e diversidade. Agê retrata sítios arqueológicos, prédios com arquitetura Bauhaus, religiosos tradicionalmente vestidos e jovens tatuados e descolados de Tel Aviv, indo muito além do clichê conhecido pela maioria dos brasileiros.
 
Ele ainda ressaltou a relevância da exposição fotográfica para os estudantes de comunicação. "As fotos que fiz em Israel procuram mostrar um pouco da agradável desconstrução de pré-conceitos que esta viagem representou para mim. As imagens dão uma boa dimensão do todo e despertam uma reflexão interessante para quem estuda comunicação: como uma narrativa visual pode ajudar a mudar percepções? Dividir esta experiência com os estudantes é uma forma de aumentar um pouquinho a ponte entre dois países tão distantes e distintos e, ao mesmo tempo, tão próximos e semelhantes em muitas coisas", diz.
 
Barros começou como fotojornalista em 1990. Dez anos depois, passou a trabalhar em agências de publicidade na área de criação. Em 2010, decidiu dedicar-se exclusivamente à fotografia. Desde então, registrou belezas e costumes de lugares como Marrocos, Grécia, França, Itália, Espanha, EUA, Londres, Israel, além de ter emprestado seu olhar para marcas como Nike, Hering, Sadia, Ben&Jerry’s, Knorr, Red Bull e Banco Original. Em 2016, expôs no 4º Salão de Outono da América Latina, promovido pela Associação Cultural Salon d’Automne França-Brasil. Em 2017, viajou a convite do Consulado de Israel e as fotos viraram exposição no Memorial da América Latina, no Conjunto Nacional e no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

Comentários