UNG | Ser Educacional
23 Março
Gestão escolar
SEMECTI e UNG promovem palestra para diretores de escolas municipais
Autor: Vanessa Patricio
 
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Universidade Guarulhos (UNG) promoveram no último dia 17 de março, a palestra “Gestão por Competência: desafios do gestor educacional no século XXI”. O evento foi dirigido aos diretores das escolas municipais e outros profissionais do setor.
 
O encontro, ministrado pela coordenadora geral do curso de Pedagogia da UNG, Evellyn Ladya Franco Pontes, teve como objetivo debater os desafios e as dificuldades dos gestores no contexto da contemporaneidade como, por exemplo, liderar de forma democrática, tomar decisões, gerenciar conflitos, entre outros.
 
A profissional salientou que a criança está no centro do processo de aprendizagem, por isso a importância do gestor desenvolver e efetuar as reflexões sobre as competências socioemocionais do século XXI: “A principal vantagem da gestão por competências no contexto da gestão escolar é o gestor mudar o modo como a pessoa vê o mundo, o mapa formado pelas suas crenças e valores quanto aos recursos humanos da escola”.
 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, secretária de Educação, “atuar hoje como gestor requer muita habilidade e competência e, além de exigir muita responsabilidade é preciso que o profissional esteja atualizado, sobretudo na forma dos relacionamentos interpessoais e de liderança”.
 
Fórum A Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba representou o município na 27ª edição do Fórum Estadual União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME), realizado no último dia 16 de março. O objetivo do evento foi ajudar dirigentes municipais, profissionais e especialistas na área de Educação de todo o Estado a oferecerem um ensino com equidade e excelência nas cidades paulistas.
 
O fórum contou com a participação de 275 municípios paulistas, representados por 433 pessoas entre técnicos e dirigentes. Itaquaquecetuba foi representado pela secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, e pela supervisora de ensino, Denise Almeida.
 
Texto: Elizeu de Miranda Corrêa
Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos
Galeria: 

Comentários