UNG | Ser Educacional
06 Fevereiro
São Paulo
Estágio em Química Ambiental
Autor: Fernando Perna

O curso de Química da UnG oferece a oportunidade de estágio para seus alunos na área ambiental. A água é utilizada como um geoindicador sobre a qualidade do meio ambiente, refletindo as condições de cobertura vegetal ou de ocupação antrópica no seu entorno. A UnG conta com um Laboratório de Pesquisa na área de Qualidade de Águas, onde são realizadas análises físico-químicas e microbiológica da água. As pesquisas são realizadas na Região Metropolitana de São Paulo, especialmente no município de Guarulhos.

Região Metropolitana de São Paulo, com o município de Guarulhos em destaque.

O aluno tem a oportunidade de realizar o planejamento e realizar as coletas e os cuidados de preservação da amostra, realizar medidas físico-químicas em campo, tais como pH, temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e turbidez, além de realizar análises nos laboratórios específicos, tais como DQO, DBO, fósforo total e série do nitrogênio, além da Escherichia coli.

Após as análises, o aluno tem a oportunidade de correlacionar os resultados analíticos com os mapas de meio físico, como, por exemplo, o mapa de uso e ocupação da terra; essa análise permite ao aluno ter uma visão mais ampla sobre a relevância das análises realizadas em um laboratório de pesquisa.

Mapa de uso da terra da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Guaraçau (BHRG), Guarulhos (SP)

Medidas em campo

Ocupação desordenada

Nascente

Os interessando em estágio no Laboratório de Águas podem procurar o prof. Reinaldo Romero Vargas no bloco A inferior ou enviar um e-mail (rvargas@ung.br) para agendar uma entrevista.

Não percam esta oportunidade!

Tags: 

Comentários