UNG | Ser Educacional
14 Fevereiro
EVENTO
Seminário abre o semestre do curso de Serviço Social da UNG
Autor: Christiane Sato

Dia 13 de fevereiro de 2019 marcou a abertura do semestre do curso de Serviço Social da UNG. Reunindo alunas e alunos, professoras e convidadas (os) no auditório C do campus Centro da universidade, contou com a contribuição do assistente social do INSS de São Bernardo do Campo e militante sindical, Thiago Alves Dias, que fez a sua exposição tratando da Seguridade Social brasileira, os dados sobre a chamado "déficit" da Previdência e os desafios dos trabalhadores para defesa de um sistema de proteção social público.

Com contribuição dos participantes, o debate discutiu entre outros assuntos a questão dos direitos sociais e a nova proposta de "reforma" da Previdência Social, e o palestrante alertou que as primeiras ações adotadas pelo presidente da República sobre o chamado "combate a fraude" é uma forma de impedir o acesso aos direitos das populações mais pobres, seja por meio da "gratificação" ou limitando o perfil do beneficiário.

Outro dado relevante foi sobre o chamado "déficit" da Previdência Social, que segundo entidades como a ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) o que há é uma desinformação que é intencional das forças políticas do mercado financeiro e da grande imprensa que usam os dados a favor dos interesses da proposta de capitalização e individualização da previdência. Apontam que a Constituição de 1988 considera a unicidade da Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência), e que há uma manipulação dos números, ou seja, o que deveria ser considerado é o montante dos recursos da Seguridade Social e não a sua divisão por proteção social como faz o governo.

Portanto, se reunirmos os dados gerais de arrecadação e despesa da Seguridade Social há um saldo positivo de 11 bilhões, pois deve ser considerado o conjunto do que é arrecadado e o montante destinado aos segurados.

Outro ponto levantado, por uma aluna, foi a diminuição da cultura com relação a contribuição dos adolescentes e jovens pelo carne avulso ao INSS, algo que pertencia a cultura das famílias de trabalhadores e trabalhadoras, que era pagar o minimo desde a infância para que seus filhos e filhas pudessem estar segurados assim que acessassem o mundo do trabalho, hoje está em constante desuso e representante um péssimo marco para os dias atuais, pois é parte da campanha de desvalorização e descrédito da Previdência Social Pública. 

Foram vários os desafios levantados, mas muitas das intervenções apontam para luta em defesa da Previdência Social Pública como patrimônio da sociedade brasileira, em especial da classe trsabalhadora, e pela efetiva construção da ideia de Seguridade Social que já existe na Constituição de 1988.

O curso de Serviço Social inicia mais um semestre comprometido com seu projeto ético-político de profissão e com a mesma busca por uma formação acadêmcia e profisisonal de qualidade para enfrentar os desafios que a sociedade brasileira possui frente as desigualdades e a necessidade de garantir direitos sociais a partir da sua práxis profissional.

 

 

Galeria: 
SEMINÁRIO SERVIÇO SOCIALSEMINÁRIO SERVIÇO SOCIALSEMINÁRIO SERVIÇO SOCIALSEMINÁRIO SERVIÇO SOCIAL

Comentários