UNG | Ser Educacional
27 Dezembro
TURISMO
A vocação do curso para desenvolver Planos Diretores de Turismo para municípios no interior paulista
Autor: Deborah Dugaich

O turismo, de modo geral, está inteiramente ligado ao espaço municipal, já que é exatamente deste território que os turistas se apropriam. Ainda que a área urbana não seja o único território do turismo, pode, sem dúvida, ser a mais importante, visto que a cidade é o lugar, por excelência, do conjunto do encontro sociocultural. O ambiente em escala municipal, sobretudo o urbano, possui regras a serem cumpridas, pois nele trabalham e moram pessoas que, antes de tudo, merecem ser felizes. Assim, o processo de planejamento do turismo, disciplina importante e de grande relevância no curso, deve buscar traduzir alguns desses desejos e vontades em princípios e diretrizes gerais que, por sua vez, deverão ser alcançados mediante o cumprimento de regras e por meio de instrumentos de gestão, buscando oportunizar um ambiente 'harmônico' e superar problemas existentes levando em conta os potenciais sociais, econômicos e ambientais.

Ao considerar esses potenciais para a superação de problemas, e com foco no desenvolvimento local, a atividade turística vem sendo apresentada, constantemente, como alternativa para um desenvolvimento socialmente mais justo, economicamente mais viável e ecologicamente mais correto.

A grande ênfase dada ao planejamento municipal diz respeito ao desenvolvimento urbano e ao equilíbrio ambiental em uma preocupação constante com a necessidade de preservação, para legar às gerações futuras uma cidade que ofereça todas as condições de vida saudável e bem estar aos munícipes.

Com base nessa teoria e nas tendências de mercado, o curso de turismo da UNG fez e faz parcerias e convênios com Prefeituras Municipais do interior paulista para desenvolver o Plano Diretor de Turismo do município, no qual os estudantes - na disciplina de Planejamento e Organização do Turismo - têm a oportunidade de experimentar na prática todo o processo de realização e análise de um planejamento municipal turístico, sempre com apoio dos gestores públicos da cidade.

Em 2016, a cidade beneficiada com o Pdtur foi Bom Jesus dos Perdões, com a entrega do plano em dezembro.  Para o próximo ano, o município considerado é Biritiba Mirim, uma microrregião de Mogi das Cruzes com 30 mil habitantes.

Acreditamos que um curso deva ser compreendido de experiências, vivências e ensaios, principalmente o de Turismo. 

Confira nossa galeria!

Galeria: 
Professores e Diretora Regional de Turismo do Estado no gabinete do Prefeito Eduardo Massey - BJP/SPAlunos do Curso de Turismo e Professores na Audiência Pública do Pdtur de Bom Jesus dos Perdões

Comentários