UNG | Ser Educacional
23 Março
Evento
Mesa de Debate sobre o Dia Mundial para eliminação da Discriminação Racial será realizada no dia 24/03/2014
Autor: Christiane Sato
No Brasil, em pleno século XXI, tratar sobre a questão da discriminação racial faz-se necessário, pois em uma sociedade em que existem muitos incômodos sobre  o quesito cor é bastante comum, visto claramente nos espaços ocupacionais em nossa sociedade, sejam eles nas universidades, na posição de liderança das grandes empresas, governos, entre outros, destaque ainda maior quando se trata da questão de gênero - mulher, negra e pobre, isso torna-se ainda mais agravante. 
 
Pagamos um preço por uma sociedade alicerçada em base patriarcal dominada por brancos, e que, ainda paga um preço muito caro pelos dias sombrios de escravidão vividos no Brasil e no mundo. No entanto, tratar destas questões no âmbito da acadêmia é fundamental, principalmente para que nossos alunos tomem consciência sobre esta questão, lutem nos espaços que serão ocupados em suas escolhas profissionais, seja ela a área do conhecimento qual for, com um olhar diferenciado, e possam ainda provocar debates em espaços de incidências política para que o tema se fortaleça na agenda política de prioridades orçamentárias das culturas tradicionais e na questão racial, assim como sensibilizar os diferentes pesquisadores para que possam gerar conhecimento cientifico sobre os esteriótipos colocados à questão, assim como aumentar a produção do conhecimento.
 
Esta atividade marca a inauguração do NEABIT - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indigenas e Povos Tradicionais. Para a realização deste evento e participação no núcleo, contamos com a parceria da Coordenadoria da Igualdade Racial de Guarulhos e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp.
 
No dia 24/03/2017 será realizada uma mesa redonda sobre a temática.
Confira:
DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
 
Abertura: Roda de Capoeira - curso de Educação Física da UNG.
 
COMPOSIÇÃO DA MESA:
 
JULIO Cezar de Andrade, Assistente Social, especialista em família e sistema infanto protetivo, Unicsul, Mestrando do Programa de Serviço Social e Politicas Publicas da Unifesp, Conselheiro Tutelar (2011-2016), Diretor do CRESS de (2014 á 2017).
 
REGIS Negro, Pedagogo de formação, militante do movimento negro e atua no fomento e debate das politicas públicas em especial ações afirmativas.
 
Profº. CLEBER Mestre em História (UNESP Franca) DOUTOR em Educação - USP E Coordenador do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro da UNIFESP. 
 
Profª MABEL Assis, Assistente Social e Mestra em Antropologia Social – PUCSP, Docente na Faculdade Paulista de Serviço Social,  Gerência Técnica da Coordenadoria da Igualdade Racial e Presidenta do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
 
Profº ANDERSON Guimarães, Fisioterapeuta, Sanitarista, Coordenador da Igualdade Racial.
 
Profº Me. Adriano de Oliveira - Coordenador do Curso de Serviço Social da UnG.
 

 

Galeria: 
Cartaz de DivulgaçãoConvite

Comentários