UNG | Ser Educacional
26 Dezembro
TCC 2016
Cursos premiam melhores projetos experimentais em JORN. e P.P
Autor: Alex Carolino

Troféus de melhor TCC do ano e certificados de destaque acadêmico. Esses foram os prêmios entregues aos primeiros e segundos colocados no Concurso PEX 2016, uma iniciativa dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNG que desde 2015 prestigia os melhores projetos experimentais. Nesta edição, ao todo, 18 trabalhos  (13 em Jornalismo e cinco em Publicidade e Propaganda) concorreram à premiação. 

O vencedor do curso de Jornalismo foi a grande reportagem de TV: "Foi a lama que passou em nossas vidas: a tragédia do Rio Doce um ano depois", das alunas Gabriela Guiselini e Cibele Vieira, que viajaram à Mariana (MG) e aos povoados vizinhos e mostraram em vídeo os efeitos do acidente ambiental do ponto de vista social, econômico e ecológico. A orientação foi da Profa. Ms. Flávia Delgado. Já o segundo colocado, orientado pela Prof. Ms. Vânia Coelho foi o livro-reportagem "Imprensa: as perspectivas do seu papel na política brasileira", escrito pelo aluno Antônio Henrique Pinheiro.

Em Publicidade e Propaganda, a disputa pelo troféu de campeão foi bem acirrada. Mas levou a melhor a campanha da Agência Informandos, cujo cliente foi o Supermercado Sublime. O grupo vencedor é formado pelas alunas Eliza Bianchezi, Ranielly Frozino, Juliana Francioni, Jéssica Oliveira, Camila Simões, Guilherme Diniz e Bianca Ramos. O segundo colocado foi a Agência Beaver e ambos os trabalhos tiveram orientação do Prof. Fábio Martins. 

Nos cursos da área da Comunicação Social, o aluno é desafiado a produzir no último semestre (8º) um projeto experimental de caráter teórico-prático. No Jornalismo, é possível produzir monografias, livros reportagem, documentários ou grandes reportagens em TV ou Rádio. Já em Publicidade e Propaganda, a proposta é produzir uma campanha publicitária completa para clientes do mundo real. Todos os trabalhos são submetidos à banca pública de avaliação final. 

"A premiação dos TCCs consiste em um estímulo e incentivo aos nossos alunos e acaba sendo uma vitrine para o que de melhor produzimos em nossos cursos. Além disso, também nos ajuda a delinear os projetos com mais chances de serem inscritos em concursos acadêmicos de projeção regional e nacional do ano seguinte, como o Expocom, a exemplo do que aconteceu esse ano, quando vencemos este prêmio na categoria melhor campanha publicitária da região sudeste, desbancando outras tradicionais faculdades de Publicidade, como ESPM e Mackenzie", conta a professora Flávia Delgado, coordenadora dos cursos.  

Confira as premiações em nosso vídeo!

Comentários