UNG | Ser Educacional
30 Novembro
Empregabilidade
Quais habilidades da inteligência emocional que chamam mais a atenção dos empregadores?
Autor: Taísa Silveira

A capacidade de desenvolver a inteligência emocional tem sido de grande importância no mercado de trabalho, desde os primeiros estudos publicados sobre o tema pelo psicólogo PhD. Daniel Goleman, em 1995, em sua obra intitulada Inteligência Emocional. 

É bem verdade que tanto a habilidade técnica quanto a comportamental são importantes para o sucesso na carreira de qualquer profissional, e cada vez mais o mercado de trabalho global vem exigindo mais dos candidatos a vagas de empregos.  

Há pouco tempo, ser um especialista de qualquer área técnica garantia ao profissional um lugar no competitivo mercado de trabalho. Hoje isso não é mais suficiente, sendo exigidas outras competências, dentre elas a capacidade de relacionar-se bem no ambiente de trabalho e acadêmico. 

O alto desempenho na vida acadêmica é de extrema importância, mas, no mercado atual, os melhores empregadores estão em busca de um plus: querem profissionais graduados e com habilidades interpessoais bem desenvolvidas. Nas grandes organizações estão acrescentando testes de inteligência emocional em seus processos seletivos.  

Responda as seguintes perguntas e, em seguida, pense como anda a sua inteligência emocional: 

  • Você costuma estar consciente de seus sentimentos? 

  • Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças? 

  • Consegue lidar bem com suas emoções negativas? 

  • Consegue se adaptar com facilidade a mudanças? 

  • Você mantém o foco em seus objetivos? 

O ideal é que as respostas sejam “sim” para todas essas perguntas.

A inteligência emocional não acontece de fora para dentro e sim de dentro para fora e também não está atrelada à experiência profissional. As competências de inteligência emocional podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, tudo depende de sua escolha e disposição em desenvolvê-las, e o autoconhecimento irá ajudá-lo a refletir sobre o conjunto de forças e limites pessoais.  

E os melhores empregadores do mundo não são apenas os mais exigentes, mas também estão em busca dos melhores profissionais que também possuam a inteligência emocional bem desenvolvida. 

Para garantir sua empregabilidade no mercado de trabalho é preciso ter foco no desenvolvimento sólido e consciente de suas habilidades relacionais e aplicá-las em seu dia a dia. Comece já sua jornada de autoconhecimento!

 

Comentários