UNG | Ser Educacional
28 Dezembro
Atividade Física e Saúde
Informações sobre a prática de exercícios físicos
Autor: Priscilla Barros

 

A prática de atividades físicas, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para deixar de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada. É muito importante que você pratique alguma atividade física que seja do seu agrado e que se adapte as suas possibilidades diárias.  Caso contrário as chances de abandono desta prática são grandes.

Pequenas modificações no hábito diário, como subir alguns andares pelas escadas ao invés de usar o elevador, descer do ônibus um pouco antes e fazer o restante do trajeto a pé, passear com o cachorro ou simplesmente fazer uma caminhada, podem ajudá-lo a tornar seu estilo de vida mais ativo. Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem efetivamente para as pessoas que se exercitam com regularidade.

Procure manter-se hidratado durante a prática de atividades físicas ingerindo constantemente pequenas quantidades de água. A prática regular de atividades físicas moderadas melhora o humor,  a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina. Proporcionam a redução de gordura corporal, combatendo a obesidade, e promovem o enrijecimento dos músculos.

Consulte sempre um médico para saber se está liberado para a prática de atividades físicas e, procure a orientação de um Profissional de Educação Física, para saber qual a atividade mais adequada ao seu caso.

Comentários