UNG | Ser Educacional
19 Outubro
QUÍMICA
2019 – Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos
Autor: Fernando Perna

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Um dos principais motivos para a comemoração é que em 2019 completam-se 150 anos da publicação da tabela de Dmitri Mendeleev, ocorrida em 1869. Esse ano também representará uma série de outros marcos da história da Química, como os 350 anos da descoberta do elemento fósforo pelo alquimista alemão Henning Brand (a primeira pessoa conhecida a descobrir o elemento químico em 1669) – o fósforo foi o primeiro elemento químico descoberto de maneira minimamente científica –, os 230 anos da categorização de 33 elementos por Antoine Lavoisier (1789) e os 190 anos da formulação da lei das tríades por Johann Wolfgang Döbereiner (1829).

O desenvolvimento da tabela periódica dos elementos é uma das realizações mais significativas da ciência e um conceito científico unificador, com amplas implicações em Astronomia, Química, Física, Biologia e outras ciências naturais. É uma ferramenta única que permite aos cientistas prever a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no Universo.

A IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) afirma que o ano aumentará a consciência global sobre a Química e mostrará como a tabela periódica é "central para unir aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade global através de uma linguagem comum".

Fontes (adaptado):

https://www.tabelaperiodica.org/2019-ano-internacional-da-tabela-periodica-dos-elementos-quimicos/

https://www.chemistryworld.com/news/2019-to-be-the-international-year-of-the-periodic-table/3008504.article

https://iupac.org/united-nations-proclaims-international-year-periodic-table-chemical-elements/

Comentários