UNG | Ser Educacional
30 Novembro
FORMATURA
Conheça a história do anel de Formatura de Química
Autor: Fernando Perna

Chegando ao final do semestre, é hora de pensar na formatura. A cerimônia de formatura é um momento especial na vida dos alunos, pois representa o coroamento de anos de estudo e dedicação. Com raízes nas antigas universidades da Idade Média, o ritual de formatura configura-se, ainda hoje, como um evento de grande tradição e pompa.

Um anel de formatura é um anel usado por alunos e ex-alunos para comemorar a sua graduação, geralmente para o ensino médio, faculdade ou universidade. O costume de alunos usarem esses anéis começou em 1835 na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, Nova York.

O anel de formatura é caracterizado por emblemas nas laterais e uma pedra central colorida; tanto a cor da pedra central como os emblemas nas laterais do anel são definidos pela carreira. Para a Química, o anel de formatura tem como emblema uma coruja de um lado (símbolo da sabedoria), uma retorta do outro lado (símbolo da Química) e a pedra central é uma safira azul.

                                        

Os anéis de formatura normalmente representam uma gama de sentimentos e emoções. Na colação de grau, o anel marca a consagração de uma etapa, o desafio superado, a realização de um sonho e a representatividade da profissão.

O anel de formatura é geralmente usado no dedo anular ou médio da mão esquerda da pessoa.

Comentários