UNG | Ser Educacional
02 Maio
Palestra
Pesquisador Dr. Marcos Silveira Buckeridge na Semana do Meio Ambiente
Autor: Letícia Ruiz

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos, tanto em sala de aula, entre alunos e professores, quanto pela população, para que os impactos sejam diminuídos – e nada melhor que alunos em formação para atuarem como agentes multiplicadores de tais informações. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Marcos Buckeridge é biólogo e foi Pesquisador Científico do Instituto de Botânica de São Paulo (Jardim Botânico) durante 20 anos, onde trabalhou com fisiologia de árvores nativas de diversos biomas brasileiros. Durante o mestrado pela UNIFESP trabalhou com o metabolismo de reservas de sementes de árvores tropicais no doutorado na University of Stirling (Escócia) descobriu mecanismos fisiológicos e bioquímicos relacionados à este mesmo processo. Durante o pós-doutorado na Purdue University nos EUA, descobriu um novo mecanismo se síntese de um polissacarídeo de parede celular em milho.

No Brasil, estabeleceu uma linha de pesquisa para estudar polissacarídeos de sementes de árvores brasileiras em 1995 e descobertas em conjunto com seus alunos desvendaram uma série de mecanismos bioquímicos e fisiológicos que lavam as plantas jovens a se adaptarem ao ambiente na floresta. Atualmente é também pesquisador associado do Instituto de Estudos Avançados, onde coordena o Programa USP-Cidades Globais, que reúne um grupo de pesquisadores cujas pesquisas visam melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que vivem na metrópole paulistana. Vem se dedicando à fisiologia de árvores urbanas e sua importância para as cidades. Buckeridge, já publicou mais de 150 trabalhos e capítulos de livros, editou quatro livros , 1 nacional e 3 internacionais, orientou mais de 50 alunos de pós-graduação de mestrado e doutorado. Atualmente é editor de revistas científicas internacionais, como Bioenergy Research e Trees: structure and function e desde agosto de 2015 é Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Galeria: 

Comentários